calendar
Notícias

232 publicados hoje

  • Home
  • arrow
  • arrow
  • Waller, do Fed, diz que não há muito progresso na inflação e taxas de juros mais altas são necessárias

Waller, do Fed, diz que não há muito progresso na inflação e taxas de juros mais altas são necessárias

Mercado Financeiro 11 meses atrás
Visitar site arrow
Waller, do Fed, diz que não há muito progresso na inflação e taxas de juros mais altas são necessárias
EUA, Federal Reserve, Christopher Waller
Desde a falência do Silicon Valley Bank em 10 de março, o Fed tem estudado os mercados financeiros e de crédito para ver se o contágio está se instalando (Imagem: REUTERS/Ann Saphir)

A despeito de um ano de aumentos agressivos nas taxas, os banqueiros centrais dos Estados Unidos “não fizeram muito progresso” em retornar a inflação à meta de 2% e precisam aumentar ainda mais as taxas de juros, disse o diretor do Federal Reserve Christopher Waller nesta sexta-feira.

Medidas importantes da inflação subjacente “basicamente se moveram de lado, sem nenhum movimento descendente aparente”, disse Waller em comentários que seguiram toada do Fed de minimizar riscos econômicos imediatos impostos pelas recentes falências de bancos.

Embora Waller tenha dito que ainda não está claro se o estresse bancário levará a um aperto inesperado de empréstimos e crédito e desacelerará a economia mais do que o necessário, ele disse que a aparente estabilidade nos mercados financeiros mostrou que o Fed estava certo em aumentar as taxas em sua última reunião e manter o foco de política monetária no combate à inflação.

  • Entre para o Telegram do Market Insider News! Acompanhe as notícias sobre mercado financeiro, investimentos e finanças pessoais. Notícias de hoje sobre assuntos que mexem com o seu bolso. Clique aqui e acompanhe em tempo real!

“A política monetária precisa ser mais apertada. O quão mais vai depender dos dados sobre a inflação, a economia real e a extensão do aperto nas condições de crédito”, disse Waller em comentários preparados para entrega na Conferência Nacional de Treinamento de Graybar em San Antonio, Texas.

Sistema Bancário Estável

Desde a falência do Silicon Valley Bank em 10 de março, o Fed tem estudado os mercados financeiros e de crédito para ver se o contágio está se instalando.

Waller disse que as medidas de emergência tomadas desde então “parecem ter sido bem-sucedidas em fornecer estabilidade ao sistema bancário”, uma conclusão que parece amplamente compartilhada pelos banqueiros centrais dos Estados Unidos.

Mont Capital - Carteira Administrada

O cenário deixou o Fed livre para definir a política monetária com base no comportamento da economia e da inflação, com um aumento adicional de 0,25 ponto percentual na taxa básica de juros de 2 a 3 de maio. Isso elevaria a taxa a uma faixa de 5,00% a 5,25%.

Até agora, disse Waller, ele vê tanto a economia quanto a inflação permanecendo mais fortes do que ele esperava.

“A produção econômica e o emprego continuam crescendo em um ritmo sólido, enquanto a inflação permanece muito alta”, disse Waller, observando que os investidores não devem esperar que as taxas caiam tão cedo.

“A política monetária precisará permanecer apertada por um período substancial de tempo e mais do que os mercados antecipam”, disse ele.

Mont Capital - Fale com um de nossos especialista

Relacionados