calendar
Notícias

89 publicados hoje

  • Home
  • arrow
  • arrow
  • Wall Street sobe após dados de inflação alimentarem esperanças de pausa em altas de juros do Fed

Wall Street sobe após dados de inflação alimentarem esperanças de pausa em altas de juros do Fed

Mercado Financeiro 8 meses atrás
Visitar site arrow
Wall Street sobe após dados de inflação alimentarem esperanças de pausa em altas de juros do Fed
Wall Street
(Imagem: REUTERS/Andrew Kelly)

As ações dos Estados Unidos fecharam em forte alta nesta quinta-feira, depois que dados econômicos mostraram uma inflação em desaceleração e um enfraquecimento do mercado de trabalho, o que alimentou o otimismo de que o Federal Reserve pode estar próximo ao fim de seu ciclo agressivo de alta de juros.

Todos os três principais índices de ações dos EUA subiram, com papéis de megacapitalização sensíveis à taxa de juros fornecendo o maior poder de valorização e levando o índice de tecnologia Nasdaq ao seu maior salto percentual em um dia em quase um mês.

Ao fim do pregão, o S&P 500 ganhou 1,33%, para 4.145,91 pontos. O Nasdaq avançou 1,99%, para 12.166,27 pontos. O Dow Jones subiu 1,14%, para 34.029,04 pontos.

Preços ao produtor caíram inesperadamente

Os preços ao produtor nos Estados Unidos caíram inesperadamente em março, uma vez que o custo da gasolina diminuiu, e há sinais de que o núcleo da inflação ao produtor está arrefecendo.

O índice de preços ao produtor para a demanda final caiu 0,5% no mês passado, informou o Departamento do Trabalho nesta quinta-feira. Os dados de fevereiro foram revisados para mostrar que o índice ficou inalterado, em vez da queda de 0,1% relatada anteriormente.

Nos 12 meses até março, o índice de preços ao produtor avançou 2,7%. Esse foi o menor aumento na comparação anual desde janeiro de 2021 e seguiu avanço de 4,9% em fevereiro. A taxa anual de inflação ao produtor está arrefecendo à medida que as grandes altas do ano passado saem do cálculo.

Mont Capital - Carteira Administrada

Economistas consultados pela Reuters previam que o índice ficaria inalterado no mês e subiria 3,0% na comparação anual.

Os mercados financeiros estão apostando que o Federal Reserve aumentará os juros em mais 0,25 ponto percentual em sua reunião de política monetária de 2 a 3 de maio, de acordo com a ferramenta FedWatch, do CME Group. Esse provavelmente será o último aumento de juros na campanha de aperto monetário mais rápida do Fed desde o final dos anos 1980.

Uma queda de 1,0% nos preços dos bens foi responsável por dois terços do recuo do índice geral ao produtor no mês passado. Os preços dos bens haviam recuado 0,3% em fevereiro. Os preços da gasolina despencaram 11,7% no mês passado.

Houve também quedas nos preços do óleo diesel, do gás natural residencial e da energia elétrica. Os preços da gasolina devem se recuperar depois que a Arábia Saudita e outros produtores de petróleo da Opep+ anunciaram no início deste mês novos cortes na produção de petróleo.

Mont Capital - Fale com um de nossos especialista

Relacionados