calendar
Notícias

7 publicados hoje

  • Home
  • arrow
  • arrow
  • Volta ao Mundo: Charles 3º com câncer e derrota de Milei no Congresso

Volta ao Mundo: Charles 3º com câncer e derrota de Milei no Congresso

Política 8 minutos atrás
Visitar site arrow
Volta ao Mundo: Charles 3º com câncer e derrota de Milei no Congresso

No quadro Volta ao Mundo, a equipe do Poder360 resume os principais fatos internacionais da última semana (5 a 9.fev.2024).

ASSISTA (3min49s):

Se preferir, leia:

Rei Charles 3º com câncer 

Na 2ª feira (5.fev), o Palácio de Buckingham anunciou que o rei Charles 3º, de 75 anos, foi diagnosticado com câncer.

O monarca britânico foi internado em 26 de janeiro para tratar de um problema na próstata, após a identificação de uma hipertrofia “benigna” da glândula. Charles recebeu alta do hospital London Clinic em 29 de janeiro.

Charles 3º ascendeu ao trono do Reino Unido em 8 de setembro de 2022, depois da morte de sua mãe, a rainha Elizabeth 2ª. Durante seu tratamento contra o tumor, o príncipe William, herdeiro ao trono, substituirá o pai em alguns compromissos oficiais.

Trump sem imunidade presidencial

Na 3ª feira (6.fev), um Tribunal de Apelações em Washington D.C. decidiu que Donald Trump não tem direito a imunidade presidencial no processo em que é acusado de tentar reverter o resultado das eleições de 2020.

Mont Capital - Carteira Administrada

A defesa de Trump argumenta que ele deve ter imunidade porque o caso remete a atos cometidos durante seu mandato na Casa Branca. Esta é a 2ª vez que a Justiça dos Estados Unidos rejeita o argumento. 

Trump planeja recorrer da decisão, embora ainda não esteja claro se isso será feito nos tribunais de Washington ou na Suprema Corte dos Estados Unidos. 

“Lei Ônibus” volta a estaca zero 

A “Lei Ônibus”, pacote de reformas políticas e econômicas proposto pelo presidente da Argentina, Javier Milei, teve seu processo de tramitação no congresso reiniciado na 3ª feira (6.fev) depois de ter seu texto-base aprovado na 6ª feira (3.fev). A falta de consenso entre os deputados levou à retomada da discussão de cada artigo ao longo da semana.

Na votação de 3ª feira (6.fev), o governo sofreu derrotas em questões cruciais para o projeto, como as privatizações de empresas estatais. Diante da resistência dos legisladores em conceder ao presidente autoridade para reformar o Estado, o deputado Oscar Zago, da mesma coalizão de Milei, solicitou que o pacote retornasse à fase de discussão em comissão.

O pedido foi aprovado pela maioria e a sessão foi interrompida. Com isso, o texto voltará a ser debatido nas comissões de legislação geral, orçamento e assuntos constitucionais antes de ser levado ao plenário novamente.

Adversária de Biden desiste 

Na 5ª feira (8.fev) a escritora Marianne Williamson, de 71 anos, desistiu de sua candidatura nas prévias do Partido Democrata para as eleições dos Estados Unidos.

Além do mau desempenho, a democrata enfrentava dificuldades para arrecadar dinheiro para a sua campanha. Também teve problemas na organização de sua equipe, com demissões e renúncias de integrantes.

Com a saída Williamson, o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, passa a ter o deputado Dean Phillips como adversário principal.

Mont Capital - Fale com um de nossos especialista

Relacionados