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Vendas no varejo sobem 3,8% em janeiro ante dezembro, acima do esperado, diz IBGE

Economia 8 meses atrás
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Vendas no varejo sobem 3,8% em janeiro ante dezembro, acima do esperado, diz IBGE

O volume de vendas do comércio varejista no Brasil subiu 3,8% em janeiro na comparação com dezembro, registrando a maior variação para o mês desde o início da série histórica, em 2000. Os dados com ajustes sazonais foram divulgados nesta quarta-feira (12) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Na comparação com janeiro de 2022, o crescimento foi de 2,6%, o sexto resultado positivo consecutivo neste índice. Já no indicador acumulado nos últimos 12 meses, a alta foi de 1,3%.

A alta mensal ficou acima do esperado pelo mercado, uma vez que o consenso Refinitiv projetava evolução de 3,2% na base mensal. A previsão na comparação anual era de uma alta de 1,4%.

Segundo o IBGE, o aumento mensal em janeiro também é o maior para qualquer mês desde julho de 2021, quando houve alta de 3,9%.

Cristiano Santos, gerente da pesquisa, destacou que, mesmo reconhecendo que cada mês tem sua especificidade no setor, desde setembro (quando houve alta de 1,1%) o volume de vendas no varejo não registrava crescimento.

“É um resultado importante, porque o comércio vinha de resultados negativos ou estabilidade”, afirmou.

O comércio varejista diminui a distância para o nível recorde da série (em outubro de 2021), que agora é de -2,9%.

Alta disseminada

A alta do mês foi disseminada, uma vez que sete das oito atividades pesquisadas demonstraram crescimento em janeiro.

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O destaque ficou para o setor de tecidos, vestuário e calçados, que cresceu 27,9% após quatro meses de queda. Outro grupo que influenciou no resultado do varejo nacional foi o de hiper, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo, com aumento de 2,3% após dois meses de diminuição no volume de vendas.

“Ambos os setores sinalizam uma recuperação em janeiro. Pelo resultado de dezembro, é possível considerar que movimentos como Black Friday e o Natal não foram positivos para as duas atividades. Com as quedas anteriores e a base de comparação mais baixa, houve um crescimento importante em janeiro, motivado principalmente por iniciativas pós-Natal”, explicou Santos em nota.

Esta foi a primeira divulgação da nova série da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), que passou por atualizações na seleção da amostra de empresas, ajustes nos pesos dos produtos e das atividades, além de alterações metodológicas, para retratar mudanças econômicas da sociedade. São atualizações já previstas e implementadas periodicamente pelo IBGE.

O único setor que registrou queda nas vendas em janeiro foi o de artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria (-1,2%), que já vinha de trajetória de queda em dezembro (-0,5%).

“Esse movimento foi muito influenciado por cosméticos e perfumaria, que seguem em queda e têm variações mais sensíveis, já que os artigos médicos e farmacêuticos costumam ter trajetória mais estável”, afirmou o pesquisador

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