calendar
Notícias

63 publicados hoje

  • Home
  • arrow
  • arrow
  • Vale finge que nada aconteceu, diz Lula sobre Mariana e Brumadinho

Vale finge que nada aconteceu, diz Lula sobre Mariana e Brumadinho

Política 30 segundos atrás
Visitar site arrow
Vale finge que nada aconteceu, diz Lula sobre Mariana e Brumadinho

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse que a Vale e a Fundação Renova, as quais estão envolvidas nas tragédias de Mariana e Brumadinho, não resolveram os problemas desencadeados pelos acidentes e que fingem “que nada aconteceu”. A declaração foi dada na manhã desta 5ª feira (8.fev.2024), em entrevista à Rádio Itatiaia.

“A Vale montou uma fundação para fazer casas e não fez casa. Ainda não resolveu o problema de Mariana e de Brumadinho. […] Ela imaginava que tinha que pagar R$ 126 bilhões. Está oferecendo menos de 1/3 disso. Então, é preciso brigar para que a gente faça um acordo justo e que o povo da região afetada seja o grande beneficiário desses recursos”, afirmou. 

Lula disse que os ministérios de Minas e Energia e da Fazenda, além da Casa Civil e da AGU (Advocacia Geral da União) debatem “esse assunto” com os governos de Minas Gerais e do Espírito Santo para “discutir com os movimentos que devem ser os beneficiários desse dinheiro” 

Mont Capital - Carteira Administrada

“Mas não é pegar esses recursos e fazer coisas em outro lugar. É garantir que o povo que foi vítima, aqueles que perderam seus familiares, sua casa, sua galinha, o seu porquinho, seja o beneficiário desse acordo entre o governo federal, os governos estaduais e a Vale”, declarou. 

Poder360 procurou a Fundação Renova, que responde pela Vale sobre as tragédias de Mariana e Brumadinho. Até a publicação desta reportagem, não obteve retorno. O espaço segue aberto para futuras manifestações.

Mont Capital - Fale com um de nossos especialista

Relacionados