Turismo: SP, um dos destinos mais buscados, deve gerar cifras recordes em 2024

Turismo: SP, um dos destinos mais buscados, deve gerar cifras recordes em 2024
Turismo: SP, um dos destinos mais buscados, deve gerar cifras recordes em 2024
São Paulo turismo recorde destino turístico economia
Turismo de São Paulo espera receber quase 50 milhões de pessoas este ano e movimentar bilhões, após recorde em 2023 (Imagem: Rovena Rosa/

Em alta, o turismo no estado de São Paulo deve movimentar R$ 304 bilhões em 2024 e ultrapassar os 49 milhões de turistas até dezembro, número recorde.

Em 2023, em meio ao calendário de feriados e com uma robusta agenda de eventos na capital paulista, impulsionada por shows internacionais, o setor gerou uma cifra recorde, de R$ 289,6 bilhões, alta de 28,7% ante 2022.

Os dados são da Secretaria de Turismo e Viagens de São Paulo (Setur-SP), que ainda prevê a geração de 46 mil novos postos de trabalho formais diretos este ano. Para cada emprego direto criado no setor, são gerados outros dois indiretos.

“É uma expansão sólida e sustentável em todos os sentidos. O turismo tornou-se uma das principais apostas da economia do estado”, diz o secretário de Turismo, Roberto de Lucena, acrescentando que deve-se à abrangência da cadeia, que inclui gastronomia, transporte e comércio, além da rapidez e dinamismo na conversão de oportunidades em empregos e renda para a população.

  • Salários altos e ‘chuva de vagas’ ainda é realidade no mercado de T.I.? Especialista fala sobre o panorama para 2024 e dá dicas para quem tem interesse em migrar para o setor. Confira a entrevista completa: 

Turismo belisca fatia considerável do PIB de SP

O Produto Interno Bruto (PIB) do turismo de São Paulo deve crescer 5,1% em 2024, abocanhando uma fatia de 9,6%. O setor ainda pode gerar quase 1 milhão de empregos diretos e indiretos.

Mont Capital - Carteira Administrada

A Setur destaca que o fluxo de turistas deverá aumentar de forma representativa este ano em destinos do litoral,  da capital e do interior, somando 46,8 milhões de brasileiros e 2,3 milhões de estrangeiros no estado.

Segundo a pasta, a alta do turismo é estimulada, em grande parte, pelo avanço da conectividade aérea, a partir de ações como o acordo da Secretaria com as companhias que atuam no estado, reduzindo os impostos que incidem sobre os combustíveis em troca do aumento do número de voos.

Entre os mais buscados

Um levantamento realizado pelo G1 apontou que São Paulo foi o segundo destino turístico mais procurado no Google em 2023, atrás do Rio de Janeiro.

Outro levantamento, realizado pelo Booking, mostrou que a capital paulista foi o terceiro destino mais procurado no mundo para hospedagens entre novembro e janeiro deste ano.