calendar
Notícias

1 publicado hoje

  • Home
  • arrow
  • arrow
  • Tokio Marine avança no seguro auto e fatura mais de R$ 10 bilhões no Brasil

Tokio Marine avança no seguro auto e fatura mais de R$ 10 bilhões no Brasil

Mercado Financeiro 8 meses atrás
Visitar site arrow
Tokio Marine avança no seguro auto e fatura mais de R$ 10 bilhões no Brasil

A Tokio Marine Brasil é uma das filiais mais antigas da empresa japonesa de 143 anos. O braço brasileiro da seguradora, que está há 63 anos no país, obteve em 2022 seu maior faturamento da história: R$ 10,6 bilhões. Anualizando o resultado até março, a cifra chega em R$ 11,3 bilhões, de acordo com o presidente José Adalberto Ferrara.

“Há dez anos, nossa receita chegava a R$ 1,6 bilhão. Corrigindo pela inflação, seria algo próximo a R$ 3,2 bilhões. Isso significa que crescemos o faturamento três vezes em uma década”, afirma Ferrara ao InfoMoney, lembrando dos números que encontrou ao assumir a operação brasileira da Tokio Marine, em 2012.

No último ano, o lucro líquido da seguradora foi de R$ 570,1 milhões, também recorde. A Tokio Marine pagou cerca de R$ 5,3 bilhões em indenizações de seguros. Esse conjunto de números torna a empresa uma das principais seguradoras do país fora do segmento bancário.

Do resultado recorde da companhia, duas verticais tiveram resultados relevantes.

Empresa ‘acelera’ no auto

O destaque fica para os seguros automotivos, produto em que a Tokio Marine cresceu 62% no último ano e atingiu algo próximo a R$ 6,5 bilhões em prêmio (como é chamada a receita dentro da indústria de seguros), com cerca de 2,6 milhões de clientes.

O desempenho jogou a companhia da quarta para a segunda colocação no ranking de seguradoras de automóveis da Superintendência de Seguros Privados (Susep), atrás apenas da Porto (PSSA3).

José Adalberto Ferrara, CEO da Tokio Marine (Divulgação)José Adalberto Ferrara, CEO da Tokio Marine (Divulgação)
Ferrara, CEO da Tokio Marine: tecnologia e relação com corretores impulsionou venda de apólices de seguro auto (Divulgação)

Ferrara aponta que a digitalização dos serviços, em especial a criação de uma ferramenta que permite estimar o valor da apólice, ajudou a alavancar o serviço. A empresa investiu cerca de R$ 140 milhões nesta e em outras tecnologias para o cliente nos últimos anos.

“Temos modulados nossos produtos para auto, e hoje existem apólices em que é possível parcelar o prêmio e a franquia”, reforça José Adalberto Ferrara.

Mont Capital - Carteira Administrada

Apetite por ‘grandes riscos’

Além dos seguros para automóveis, os produtos focados para pessoas jurídicas também trouxe cifras expressivas e foi responsável por R$ 2,8 bilhões do faturamento.

Produtos como riscos de engenharia, agronegócio e seguro cibernético foram alguns dos destaques, com crescimento acima de 50% em todos eles.

Esse crescimento fez a companhia subir de sétimo para a segunda posição no consolidado de seguros para PJs, também segundo a Susep. O presidente da Tokio Marine ressalta que produtos voltados à indústria eólica e solar são algumas das alavancas da operação.

“Nós temos vocação para grandes riscos, e neste segmento passamos a oferecer uma ‘apólice três em um’. Nela, cobrimos todas as etapas da operação. Primeiro o risco de engenharia, depois a responsabilidade civil e, por último os riscos operacionais do primeiro ano de atividade”, diz Ferrara.

Avenida de crescimento

Entre as iniciativas de longo prazo, José Adalberto Ferrara destaca a joint venture com a Caixa Seguridade (CXSE3) na oferta de seguros residenciais, que cobrem riscos do imóvel, e  os habitacionais, que são aqueles em que o financiamento da casa é protegido.

“A Caixa tem grande expertise neste mercado e o banco já lidera o ranking de seguros habitacionais. Mas vemos potencial da nossa JV avançar nos dois segmentos e encostar na própria Caixa [o banco]”, estima o presidente da Tokio Marine.

Mont Capital - Fale com um de nossos especialista

Relacionados