calendar
Notícias

91 publicados hoje

  • Home
  • arrow
  • arrow
  • Tesouro Direto: quinta começa negócios suspensos; na volta, juros caem e Tesouro IPCA+ 2045 vai a 6,11%

Tesouro Direto: quinta começa negócios suspensos; na volta, juros caem e Tesouro IPCA+ 2045 vai a 6,11%

Mercado Financeiro 8 meses atrás
Visitar site arrow
Tesouro Direto: quinta começa negócios suspensos; na volta, juros caem e Tesouro IPCA+ 2045 vai a 6,11%

O dia começou intenso para os investidores do Tesouro Direto. As negociações dos títulos públicos foram interrompidas por aproximadamente 30 minutos em função da forte volatilidade nos preços e nas taxas, e voltaram às 11h06 desta quinta-feira (13).

Na volta das negociações, os juros apresentavam queda – após terem iniciado a manhã com ligeira alta, na atualização das 9h21.

O Tesouro Prefixado 2029 oferecia retorno de 12,13%, bem abaixo dos 12,30% de quarta-feira (12), com uma diferença de 17 pontos-base (0,17 ponto percentual). O Tesouro Prefixado 2033 tinha taxa de 12,24%, menor do que os 12,43% da véspera, diferença de 19 pontos-base (0,19 ponto percentual).

Entre os ativos atrelados à inflação, o Tesouro IPCA+ 2045 oferecia retorno de 6,11%, menor do que os 6,22% da véspera.

Confira os preços e as taxas dos títulos públicos disponíveis para a compra no Tesouro Direto na manhã desta quinta-feira (13): 

Fonte: Tesouro Direto

As atenções do mercado hoje se dividem entre as notícias internas e as internacionais. Nos Estados Unidos, o núcleo do Índice de Preços ao Produtor (PPI) em março recuou 0,1%, abaixo da expectativa de alta de 0,3%. A leitura de fevereiro mostrou que o PPI subiu 0,2% em relação a janeiro (revisado de 0,0%). Na base anual, o núcleo do PPI subiu 3,4%, em linha com a expectativa e uma desaceleração em relação aos 4,8% aferidos nos doze meses encerrados em fevereiro (revisados de mais 4,4%).

Os investidores estão na expectativa sobre o caminho dos juros americanos. O mercado considera a possibilidade de um novo aumento de 0,25 ponto percentual em maio, após a desaceleração tímida da inflação.

Ainda nos Estados Unidos, os pedidos de seguro-desemprego nesta semana subiram a 239 mil, acima da expectativa de 232 mil. A leitura da semana anterior ficou em 228 mil. A média das últimas quatro semanas foi de 240 mil, enquanto as quatro encerradas na semana passada ficou em 237,75 mil.

No Brasil, com a agenda de indicadores esvaziada, as atenções se voltam para participação de Roberto Campos Neto, presidente do Banco Central, em eventos nos Estados Unidos, e para comitiva do presidente Luiz Inácio Lula da Silva na China.

Haddad sobre Selic

Durante visita a China, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, se manifestou sobre a taxa Selic. “A taxa de juros inviabiliza muitos investimentos”, disse Fernando Haddad. “Agora, quero crer que o Banco Central tem uma janela de oportunidade, que espero que seja aproveitada para que o Brasil possa pensar no crescimento econômico sustentável. Tudo está convergindo do que chamo de harmonizar o fiscal com o monetário”, comentou ainda o ministro, ressaltando sinais na economia que flui para a redução dos juros, como a queda inflação, o real mais valorizado e a curva de juros futuro caindo.

Lula na China

Na posse de Dilma Rousseff como presidente do Novo Banco de Desenvolvimento (NDB na sigla em inglês), em Xangai, na China, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva não poupou críticas ao modelo tradicional de financiamento de instituições financeiras internacionais. O NDB, também conhecido como Banco do Brics (bloco econômico composto por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), não tem a participação do Fundo Monetário Internacional (FMI) ou instituições financeiras de países de fora do grupo.

“Pela primeira vez um banco de desenvolvimento de alcance global é estabelecido sem a participação de países desenvolvidos em sua fase inicial. Livre, portanto, das amarras e condicionalidades impostas pelas instituições tradicionais às economias emergentes. E mais, com a possibilidade de financiamento de projetos em moeda local”.

Mont Capital - Carteira Administrada

Salário mínimo

O ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, disse que encaminhará até maio ao Legislativo a proposta que estabelece em R$ 1.320 o novo salário-mínimo. Segundo ele, o governo encaminhará também a nova política de valorização permanente do salário-mínimo. De acordo com o ministro, os parâmetros dessa política estão sendo estudados pelo governo em um grupo que conta com a participação das centrais sindicais.

A expectativa é de que a proposta seja apresentada ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva quando ele retornar da viagem que faz à China. As afirmações foram feitas ontem na Comissão de Trabalho da Câmara dos Deputados. Segundo Marinho, a política de valorização do salário-mínimo dos primeiros governos Lula e do governo Dilma Rousseff impactou positivamente na distribuição de renda, sem elevar a inflação, o desemprego e a informalidade. (Agência Brasil)

PPI/ EUA

O Índice de Preços ao Produtor (PPI, na sigla em inglês) dos Estados Unidos caiu 0,5% em março em dados dessazonalizados, ante queda de 0,1% em fevereiro, divulgou nesta quinta-feira (13) o Departamento do Trabalho americano. Em uma base não ajustada, o índice de demanda final aumentou 2,7% nos 12 meses encerrados em março de 2023.

O consenso Refinitiv apontava para estabilidade no mês e alta de 3,0% no ano.

O índice básico de preços – que exclui as variações de preços de categorias mais voláteis como alimentos, energia e margens de fornecedores – subiu 0,1% em fevereiro em relação ao mês anterior e 3,6% em 12 meses.

Auxílio-desemprego EUA

Os pedidos iniciais de seguro-desemprego nos Estados Unidos subiram 11 mil semana encerrada em 8 de abril, para 239 mil, de um número não revisado de 228 mil na semana anterior, informou hoje o Departamento do Trabalho. O consenso Refinitiv esperava um número menor, de 232 mil pedidos na semana.

A média móvel trimestral dos pedidos iniciais foi de 240 mil na semana, o que representou uma alta de 2.250 ante a média anterior. Essa é a média mais alta desde a semana de 20 de novembro de 2021, quando o número chegou a 249.250.

A taxa de desemprego segurado ajustada sazonalmente foi de 1,2% na semana encerrada em 1° de abril, uma queda de 0,1 ponto porcentual em relação à taxa não revisada da semana anterior.

Desemprego OCDE

A taxa de desemprego dos países que integram a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) ficou em 4,8% em fevereiro, mantendo-se pelo segundo mês consecutivo no menor nível da série histórica iniciada em 2001, de acordo com relatório da OCDE publicado nesta quinta-feira (13).

No segundo mês do ano, o índice de desemprego caiu ou se manteve estável em mais de 70% dos integrantes da OCDE, mas ficou próximo da mínima histórica em apenas sete países, incluindo Alemanha, França e Canadá, detalha o documento.

Já no quarto trimestre de 2012, as taxas de emprego e de participação no mercado de trabalho da OCDE atingiram novas máximas históricas, de 69,6% e 73,3%, respectivamente.

Mont Capital - Fale com um de nossos especialista

Relacionados