“Surpreso e triste”, diz Lula sobre morte de Sebastián Piñera

“Surpreso e triste”, diz Lula sobre morte de Sebastián Piñera
“Surpreso e triste”, diz Lula sobre morte de Sebastián Piñera

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse estar “surpreso e triste” com a morte do ex-presidente do Chile Sebastián Piñera, de 74 anos, nesta 3ª feira (6.fev.2024).

“Surpreso e triste com a morte de Sebastián Piñera, ex-presidente do Chile. Convivemos, trabalhamos pelo fortalecimento da relação dos nossos países e sempre tivemos um bom diálogo, quando ambos éramos presidentes, e também quando não éramos. Muito triste seu falecimento de forma tão abrupta. Meus sentimentos aos seus familiares e amigos de Piñera por esta perda”, escreveu Lula em seu perfil no X (ex-Twitter).

O ex-presidente do Chile Sebastián Piñera, de 74 anos, morreu nesta 3ª feira (6.fev.2024) em um acidente de helicóptero. A morte foi confirmada por volta das 17h (horário de Brasília) pela equipe de Piñera. Eis a íntegra do comunicado (PDF – 391 kB, em espanhol).

Segundo o jornal chileno La Tercerao helicóptero caiu por volta das 15h (horário de Brasília) no lago Ranco, na região de Los Rios, parte central do país. O local fica a cerca de 900 km da capital Santiago.

Mont Capital - Carteira Administrada

Fontes governamentais disseram ao jornal que 4 pessoas viajavam na aeronave e 3 delas foram resgatadas com vida pelas equipes de emergência. A Marinha chegou ao local onde caiu o helicóptero, que teria afundado cerca de 40 metros.

Sebástian Piñera foi presidente do Chile por 2 mandatos: de 2010 a 2014 e de 2018 a 2022. Em 2021, ele foi alvo de um processo de impeachment por suspeitas de corrupção em possíveis irregularidades na venda de uma mineradora em paraíso fiscal. O caso foi revelado pela série Pandora Papers.  No entanto, o Senado chileno rejeitou o impedimento.

O ex-presidente tinha 4 filhos, Magdalena, Cecilia, Juan Sebastián e Cristóbal.