Recessão nos EUA é ‘bastante provável’, diz ex-secretário do Tesouro

Recessão nos EUA é ‘bastante provável’, diz ex-secretário do Tesouro
Recessão nos EUA é ‘bastante provável’, diz ex-secretário do Tesouro

Para Henry M. Paulson, ex-secretário do Tesouro dos EUA durante a crise financeira de 2008, o pânico no setor bancário não acabou após o colapso do Silicon Valley Bank e do Signature Bank, no mês passado. Em entrevista ao Financial Times, ele afirmou:

“O que sabemos é que se você estiver administrando um banco pequeno ou regional neste momento, não estará emprestando. Os mercados de capitais fecharam por duas ou três semanas. Agora eles estão abrindo, mas não na medida de antes. Portanto, acho bastante provável que veremos uma recessão se você olhar para tudo o que está acontecendo com o crédito.”

Questionado sobre quando a recessão ocorrerá, Paulson afirmou:

Mont Capital - Carteira Administrada

“Ela vai demorar um pouco para se manifestar. Outra coisa que quase certamente veremos é o fornecimento de crédito saindo do setor bancário regulamentado. Isso é diferente na medida em que o pânico se move mais rápido quando você tem as redes sociais, o Twitter, e quem sabe onde isso vai surgir novamente. Haverá muito foco na Europa, onde as instituições financeiras não são tão fortes nem estão tão bem capitalizadas quanto estão por aqui.” 

De acordo com documentos do Federal Reserve divulgados na quarta-feira, as consequências da crise bancária que atingiu instituições financeiras nos Estados Unidos, como a falência do Silicon Valley Bank, provavelmente levarão a economia americana à recessão ainda neste ano.