calendar
Notícias

18 publicados hoje

  • Home
  • arrow
  • arrow
  • Programa da JBS leva brasileiros para trabalhar no exterior

Programa da JBS leva brasileiros para trabalhar no exterior

Política 49 segundos atrás
Visitar site arrow
Programa da JBS leva brasileiros para trabalhar no exterior

Não é raro encontrar alguém que gostaria de ter uma experiência profissional fora do Brasil. No entanto, dificuldades econômicas, falta de conhecimento e barreiras linguísticas podem impedir o sonho de sair do papel. Para transpor esses obstáculos e ajudar os colaboradores a conquistarem esse objetivo, a JBS –uma das maiores empresas de alimentos do mundo– tem um programa dedicado à internacionalização de carreira: o JBS Sem Fronteiras.

Criado em 2015, o projeto dá oportunidade aos profissionais brasileiros de morar e trabalhar no exterior. Para isso, eles participam de um processo seletivo e, se aprovados, recebem apoio da empresa para conseguir visto, moradia e aprender inglês. São 5 destinos possíveis: Estados Unidos, Austrália, Argentina, Reino Unido e Canadá.

O último país dessa lista foi a escolha de Henrique Mendes da Silva, de 27 anos. Nascido no Estado de Tocantins, ele trabalhou 8 anos na linha de produção na unidade da JBS em Marabá (PA) e, em janeiro de 2024, embarcou para a nova jornada, rumo à América do Norte. A realização de um “desejo antigo”, segundo Henrique.

Quando eu soube da oportunidade, fiquei encantado com a possibilidade de morar em um país de 1º mundo, algo raro para quem vive na minha região, no Norte do Brasil. Para não perder essa chance e me preparar, iniciei o treinamento para a função pretendida na JBS. No processo seletivo, passei na 1ª tentativa. Estava muito focado e obstinado para conquistar esse sonho”, contou.

Quem também subiu em um avião rumo ao Canadá foi Esdras Mota da Silva. Aos 40 anos, ele tem o sonho de dar condições melhores para a esposa e os 2 filhos. “Estou vivendo o dia mais importante da minha vida, que é a realização de um sonho, uma oportunidade de dar uma vida melhor para os meus filhos, que terão a fluência no inglês, tão importante para o futuro deles”, afirmou.

Na mesma data, Gabriel Antunes Oliveira Lima, de 27 anos, partiu para a Austrália, realizando um sonho da adolescência. “Trabalhar na Austrália é uma grande realização na minha vida e, graças às possibilidades ofertadas pela companhia, ao meu esforço e à minha disciplina nos estudos, esse sonho se tornou realidade”, disse. Enquanto era funcionário da planta de Dourados, em Mato Grosso do Sul, ele participou do maior processo seletivo da história do programa, com 1.500 vagas.

Veja 3 colaboradores da JBS que foram trabalhar no exterior neste ano:

Entenda como funciona

O JBS Sem Fronteiras existe desde 2015. Quando implementado, visava ao intercâmbio profissional de operadores da Friboi e da Seara –marcas do amplo portfólio da JBS– para a cidade de Brooks, no Canadá. Ao longo dos anos, o programa cresceu e, atualmente, é aberto a colaboradores de todos os níveis e departamentos da companhia.

Fortalecendo a cultura organizacional, o projeto funciona como um processo seletivo permanente para os interessados em trabalhar em outras unidades da empresa, mantendo ou mudando de função. É possível internacionalizar a carreira por meio de vagas abertas em 5 destinos: Argentina, Austrália, Canadá, EUA e Reino Unido.

Mont Capital - Carteira Administrada

Para se candidatar, o colaborador deve cumprir 4 critérios:

  • Trabalhar, pelo menos, há 1 ano na empresa;
  • Estar há 6 meses, ou mais, na mesma função;
  • Ter o ensino fundamental completo; e
  • Atender às qualificações técnicas do cargo pretendido.

A empresa não exige fluência em inglês. Os aprovados no processo seletivo são, posteriormente, capacitados no idioma, em uma parceria com o Instituto J&F. Eles também recebem apoio para pedir o visto, comprar a passagem aérea e adequar as documentações necessárias.

Além disso, a JBS custeia a moradia e a alimentação durante 4 semanas para o funcionário e os familiares de 1º grau no novo país. É uma forma de ajudá-los no período em que estiverem à procura da futura casa –uma busca que também tem o auxílio da companhia. Para aqueles que têm filhos, a empresa ainda ajuda a encontrar a escola ideal.

“Temos como missão dar oportunidade de um futuro melhor a todos os nossos colaboradores, e o JBS Sem Fronteiras é um exemplo de como a companhia faz isso na prática. Somos uma empresa global, e isso possibilita a construção de carreira tanto no Brasil quanto no exterior”, afirmou o diretor de Recursos Humanos da JBS Brasil, Fernando Meller.

Leia mais sobre o programa no infográfico.

Infográfico para conteúdo de marca da JBS sobre o programa JBS Sem Fronteiras

Oportunidades abertas

A JBS tem 152 mil colaboradores no Brasil e 270 mil empregados em outros 24 países, de todos os continentes. Aos interessados em fazer parte do time, há diversas oportunidades. A companhia, atualmente, está com 4.453 vagas disponíveis para unidades e escritórios espalhados pelo país. Neste link é possível se candidatar para cargos administrativos e de gestão. Para a função de operador de produção, a entrega do currículo deve ser feita presencialmente, na unidade da vaga desejada.


Este conteúdo foi produzido e pago pela JBS.

Mont Capital - Fale com um de nossos especialista

Relacionados