calendar
Notícias

557 publicados hoje

  • Home
  • arrow
  • arrow
  • PIB da China, Livro Bege e início da temporada de balanços no Brasil: o que acompanhar na semana

PIB da China, Livro Bege e início da temporada de balanços no Brasil: o que acompanhar na semana

Economia 11 meses atrás
Visitar site arrow
PIB da China, Livro Bege e início da temporada de balanços no Brasil: o que acompanhar na semana

Mais um feriado encurta a semana de negociações no mercado financeiro brasileiro. Na sexta-feira (21), dia de Tiradentes, a B3 estará fechada e o calendário de indicadores econômicos por aqui também fica mais enxuto.

Na segunda-feira (17), além do costumeiro Relatório Focus, com as previsões semanais dos economistas, o Banco Central vai divulgar seu índice de atividade econômica, o IBC-Br, ainda referente ao mês de janeiro. O consenso Refinitiv prevê uma retração de 0,15%, enquanto o Itaú projeta estabilidade para o proxy do PIB brasileiro.

Já a equipe de analistas do Bradesco reforça que “janeiro deve ter sido o pior mês para a atividade econômica do primeiro trimestre”. O banco acredita que os dados de fevereiro e março devem vir “um pouco melhores”.

Na quarta-feira (19) sai o dado de produção industrial de fevereiro. O consenso Refinitiv prevê uma leve alta mensal de 0,1% e contração de 1,6%, em bases anuais. O Itaú, um pouco mais pessimista, prevê queda mensal de 0,5%, puxada por uma retração no setor de manufaturas.

Primeiro Livro Bege após crise dos bancos regionais

Nos Estados Unidos, o principal destaque da agenda é o Livro Bege, o sumário das condições econômicas do país. O documento vai ser divulgado na quarta-feira e ganha mais importância, segundo os analistas do Bradesco, pois pode indicar percepções de dirigentes do Federal Reserve a respeito da dinâmica do crédito, após a crise dos bancos regionais.

A semana também vai ser marcada por uma série de aparições e de dirigentes do Fed em eventos e seus discursos poderão dar pistas sobre os próximos passos da autoridade monetária em relação aos juos.

Outros indicadores para se ficar de olho nos próximos dias são o Índice de Manufatura Empire State, já na segunda-feira, e os dados de variação de estoques de petróleo previstos para terça (18) e quarta-feira. Os números podem mexer com os preços da matéria-prima depois que os países exportadores decidiram enxugar a produção.

Inflação na Europa e no Reino Unido

Na Europa, atenção para discursos de autoridades do setor financeiro. Christine Lagarde, presidente do Banco Central Europeu (BCE) fará um discurso nesta segunda-feira no Conselho de Relações Internacionais.

Na quarta-feira, Zona do Euro e Reino Unido divulgam seus índices de preços ao consumidor referentes à março. Para o HICP (sigla em inglês para índice harmonizado de preços ao consumidor), da Zona do Euro, o consenso Refinitiv prevê alta mensal de 0,9%. Já para o CPI britânico, a média das projeções do mercado apontam para avanço de 0,5% na comparação com fevereiro.

Expectativa de avanço para o PIB chinês

Na noite de segunda-feira, a China vai divulgar um conjunto de dados com potencial para mexer os mercados globais. Além de vendas do varejo, produção industrial, taxa de desemprego, os investidores vão conhecer o desempenho do Produto Interno Bruto (PIB) chinês no primeiro trimestre de 2023.

O consenso Refinitiv prevê que a economia chinesa tenha avançado 2,2% na comparação com o quarto trimestre de 2022 e projeta alta de 4% em termos anuais.

Mont Capital - Carteira Administrada

“Esses dados serão um termômetro importante para medir a retomada do consumo das famílias no país e pautar expectativas de crescimento para 2023”, diz relatório semanal do Bradesco.  Os chineses fixaram meta de crescimento econômico de 5% para este ano.

Na quarta-feira, o Banco do Povo Chinês (PBOC, na sigla em inglês), se reúne para decidir sobre a taxa de referência de empréstimos de 1 ano do país, atualmente em 3,65%.

Empresas brasileiras começam a divulgar resultados do 1T23

A temporada de balanços do primeiro trimestre de 2023 aqui no Brasil começa a engatinhar, com os resultados das Indústrias Romi (ROMI3) previstos para terça-feira, após o fechamento da Bolsa.  Na quinta-feira (20), a siderúrgica Usiminas (USIM5) apresenta seus números antes da abertura da Bolsa.

Confira o calendário de resultados do 1º trimestre de 2023 da Bolsa brasileira

Nos Estados Unidos, a leva de resultados trimestrais começou oficialmente na última sexta e os números de JP Morgan, Wells Fargo e Citigroup superaram as expectativas do mercado.

A outra metade dos grandes bancos americanos divulgam seus números nos próximos dias. Na terça (18), saem os balanços de Bank of America (BofA) e Goldman Sachs. Na quarta (19), o do Morgan Stanley.

Mas esses não são os únicos nomes de peso da temporada de resultados esta semana. A Netflix soltará seus números na terça-feira e a Tesla, de Elon Musk, na quarta.

Temporada de resultados dos EUA deve ser marcada por “recessão” nos lucros e projeções mais fracas

Johnson & Johnson, Snap, American Express, Procter & Gamble e American Airlines são outros destaques no calendário de balanços esta semana.

Mont Capital - Fale com um de nossos especialista

Relacionados