calendar
Notícias

259 publicados hoje

  • Home
  • arrow
  • arrow
  • Pagar por roupas, comidas e serviços agora é possível por WhatsApp; foco inicial será em empresas menores

Pagar por roupas, comidas e serviços agora é possível por WhatsApp; foco inicial será em empresas menores

Mercado Financeiro 11 meses atrás
Visitar site arrow
Pagar por roupas, comidas e serviços agora é possível por WhatsApp; foco inicial será em empresas menores
WhatsApp pagamentos
Para efetuar os pagamentos diretamente pelo WhatsApp, será preciso que o usuário registre seus dados bancários no aplicativo, segundo comunicado da empresa (Imagem: REUTERS/Dado Ruvic)

O aplicativo de mensagens WhatsApp, da empresa Meta, anunciou que a partir desta terça-feira (11) os usuários no Brasil podem comprar produtos e serviços como roupas e até comida diretamente pelo aplicativo.

Para efetuar os pagamentos diretamente pelo WhatsApp, será preciso que o usuário registre seus dados bancários no aplicativo, segundo comunicado da empresa.

O serviço de pagamentos estava esperando apenas o aval regulatório do Banco Central, que foi concedido em março deste ano. A ferramenta não será um competidora do Pix, ao menos é o que afirma Guilherme Horn, chefe do WhatsApp na América Latina à Reuters.

Para ele, o “pagamento pelo WhatsApp é complementar ao Pix”, e o aplicativo pretende incluir a modalidade de pagamento do BC futuramente a seu sistema. De início, o WhatsApp aceitará cartão de débito, crédito e pré-pago.

  • Entre para o Telegram do Market Insider News! Acompanhe as notícias sobre mercado financeiro, investimentos e finanças pessoais. Notícias de hoje sobre assuntos que mexem com o seu bolso. Clique aqui e acompanhe em tempo real!

Pagando pelo WhatsApp na prática

A princípio, os pagamentos serão focados em pequenos comerciantes, como lojas menores ou empreendedores, e terá implementação gradual, de acordo com o comunicado.

Por esse motivo, a venda estará disponível apenas para alguns empreendimentos que usam o WhatsApp Business, a versão do aplicativo voltada para negócios e empreendimentos.

Mont Capital - Carteira Administrada

Para comprar ou receber pelo WhatsApp, será preciso o cadastro de dados bancários na seção de “pagamentos” do aplicativo.

WhatsApp pagamentos
(Imagem: Meta/Reprodução)

Neste estágio inicial, o aplicativo permite o cadastro de cerca de 15 bancos. Depois de cadastrado, o pagamento em si pode ser realizado no próprio chat com a empresa, segundo a Meta. 

“Estamos ansiosos para saber como esse serviço ajuda pessoas e pequenas empresas no Brasil a se conectarem no WhatsApp e esperamos levá-lo a mais tipos de empresas e países no futuro”, diz comunicado.

Sobre a segurança da modalidade, Horn disse que as bandeiras Visa e Mastercard, parceiras do WhatsApp no negócio, vão ser responsáveis pela parte de armazenar dados confidenciais do usuário.

Segundo a empresa, os números dos cartões são criptografados e armazenados com segurança, e as pessoas precisam criar um PIN de pagamento e usá-lo para cada pagamento.

Mont Capital - Fale com um de nossos especialista

Relacionados