Murilo Parada deixa comando da LDC, que tem novo CEO no Brasil

Murilo Parada deixa comando da LDC, que tem novo CEO no Brasil
Murilo Parada deixa comando da LDC, que tem novo CEO no Brasil

O comunicado tem apenas três palavras, escritas em inglês: “In a sabatical”. Com elas, escritas em postagem publicada em seu perfil no LinkedIn, o executivo Murilo Parada encerrou uma carreira de 25 anos na Louis Dreyfus Company (LDC), uma das quatro grandes tradings de commodities globais, com receitas de US$ 50 bilhões em 2023.

CEO da companhia no Brasil, Parada tinha papel relevante na estrutura global da LDC, respondendo também como Chief Sustainability Officer (CSO). Ao longo de duas décadas e meia, ocupou diversas posições no grupo em diferentes países. Foi, por exemplo, diretor da plataforma de sucos da LDC na Ásia, sediado em Pequim.

Sua saída foi inesperada. Ele estava escalado inclusive para representar a empresa em eventos marcados para as próximas semanas. Assim como a postagem que informou sua decisão, a nota da LDC que a confirmou foi sucinta.

“Confirmamos que Murilo Parada está deixando o Grupo”, diz o comunicado enviado ao AgFeed. Nele, a empresa informa quem serão os substitutos do brasileiro nas duas funções.

O comando da Região North Latam – forma como é denominada intrernamente a região que engloba o Brasil – ficará a cargo de Michel Roy, que ocupa a posição de COO no Pais desde que ingressou no grupo, em 2022.

“Michel tem mais de 30 anos de experiência em commodities agrícolas, adquirida durante sua passagem por várias empresas líderes de comércio global, trabalhando em vários continentes, e especialmente em açúcar e etanol”, diz a nota. Ele é graduado pela Clemson University e tem mestrado pela University of Florida.

Já as atividades globais de Sustentabilidade serão lideradas por Jan Christoph Kabath. Com mais de 13 anos de companhia, ele atua como head de Estratégia e Inovação na área de Grãos e Oleaginosas.

No mesmo sábado em que informou estar entrando em período sabático, Parada fez outra postagem, essa um pouco mais longa, em que faz um registro em tom de despedida. “2024. Aniversário de 50 anos. 25 anos de LDC. Parto para uma nova fase levando nas mãos as imensas conquistas, aprendizados e amizades que vivi até aqui, levo no peito saudades e a esperança de que os próximos capítulos de minha jornada serão de um mundo melhor e cheio de realizações e alegria”.