calendar
Notícias

228 publicados hoje

  • Home
  • arrow
  • arrow
  • Muito além do Android e do iOS: Conheça 5 sistemas operacionais para celular

Muito além do Android e do iOS: Conheça 5 sistemas operacionais para celular

Mercado Financeiro 11 meses atrás
Visitar site arrow
Muito além do Android e do iOS: Conheça 5 sistemas operacionais para celular
iphone ios android sistemas operacionais smartphones celulares 14 pro
“É mais que aceitável que, você consumidor, acredite que existam apenas o Android e o iOS”, explica Jonatas Souza (Imagem: REUTERS/Andrew Kelly)

Hoje no mundo da tecnologia móvel temos dois campeões. O Android da gigante de buscas Google e o iOS dos desejados iPhones da Apple. Muitos acreditam que existam apenas essas opções. Caso você seja uma dessas pessoas, hoje vou lhe apresentar que podemos ir muito mais além do que apenas isso.

Antes de apresentar quero dizer que você não está de todo errado ao pensar apenas nesses dois sistemas operacionais. No mundo dos smartphones ambos são os maiores do mercado, mesmo com um modelo de negócio diferente ambos abarcam fatias da comunicação mobile respeitáveis.

O Android não é um sistema exclusivo para ser usado apenas em aparelhos Google como a linha Pixel, por exemplo. Você pode encontrar o Android em smartphones da Samsung, Xiaomi, Motorola e uma série de fabricantes. Isso leva o sistema a ter uma parcela de 70% do mercado, segundo último levantamento da Stascounter GlobalStats de março de 2023.

Já na segunda posição está o iOS da Apple que apenas existe em smartphones da própria companhia e abarca 28% do mercado. Pode parecer pouco, mas é muito se levar em conta que o sistema roda em apenas um aparelho.

Os outros sistemas que temos de opção, juntos somam 2% do restante do mercado. Sendo assim, é mais que aceitável que, você consumidor, acredite que existam apenas esses dois. Mas vamos te mostrar outras opções que estão disponíveis se você quer fugir da mesmice de apenas duas escolhas

KaiOS

O KaiOS é um sistema operacional de plataforma básica. Ou seja, ele atende a família dos feature phones. Feature phone é o celular de funções básicas que era o mais vendido antes da popularização dos smartphones por meio do lançamento do Iphone em 2007.

Ele traz interface simples, opções diretas para uso básico e na maioria dos casos ele é usado em telefones que servem para ligação, SMS e aplicações simples. É o principal sistema do mercado hoje para telefones que oferecem o básico do básico e são muito populares entre crianças e idosos. É uma alternativa para quem quer voltar ao passado dos telefones ou quer, por incrível que pareça, usar um celular apenas como um celular.

Recentemente uma nova versão do 3310, o famoso tijolão da Nokia, foi relançada usando esses sistema.

Harmony OS

Harmony OS é um sistema operacional que atende aparelhos da marca Huawei. Após o banimento por parte dos EUA, da gigante de tecnologia, ainda no governo Trump, dentro de uma guerra comercial entre EUA e China, a marca teve suas atualizações de segurança revogadas para uso do Android e por conta disso decidiu criar um sistema próprio para seu ecossistema de aparelhos.

Mont Capital - Carteira Administrada

O Harmony OS tem em sua construção uma ideia muito parecida com Android e iOS, que é um sistema operacional com loja de aplicativos. O problema desse sistema, apesar de ser ótimo, é a aceitação a nível mundial. Ele tem sido vendido em smartphones da marca fora da China, como na Europa, por exemplo, mas ainda são poucas as opções em suas loja já que a comunidade de desenvolvedores ainda não aderiu ao sistema.

Então hoje você pode ter um smartphone ótimo da Huawei, mas por conta do sistema você não terá seu aplicativo bancário ou até mesmo a rede social que você gosta. Vale a pena?

GrapheneOS

Ambos os anteriores você até pode ter ouvido falar, mas com certeza nunca ouviu falar do GrapheneOS. Esse sistema foi projetado para ser um sistema bruto e uma referência quando o assunto é segurança. Antes chamado de CopperheadOS ele é desenvolvido com base no Android, mas sua busca é garantir que você não perca dados e informações de forma nenhuma.

Com uma interface simples e extremamente amigável, o GrapheneOS é pouco difundido, mas dependendo de sua necessidade ele é um sistema interessante a ser considerado.

LineageOS

Sabe aquele seu smartphone que está bem velho e quase não roda mais e só trava, mas você gosta muito dele? O LineageOS foi pensado para ele. Ele é um sistema leve, amigável e hoje muito usado no mundo para dar sobrevida aos smartphones antigos.

Tem atualizações de segurança e uma larga comunidade que o mantém para que você não precise gastar uma fortuna trocando de aparelho para um modelo novo e sem perder a tranquilidade de segurança dos seus dados.

Ubuntu Touch

Sim, esse nome é conhecido e vem da distro Linux mais famosa do mundo. E o objetivo desse sistema é passar toda a experiência do Linux Ubuntu para o smartphone. A interface é idêntica ao sistema operacional do desktop que todos estão acostumados e a comunidade de desenvolvedores busca cada dia mais preencher esse sistema e trazer a melhor experiência. Você pode encontrar o Ubuntu Touch em aparelhos da linha PinePhone, PineTab e FairPhone, por exemplo.

Existem muitos outros como o Mobian, Tizen, CalyxOS e muito mais, mas o importante aqui é te apresentar que existem alternativas no mercado e que talvez alguma delas seja o que você procura e que pode te atender!

Mont Capital - Fale com um de nossos especialista

Relacionados