calendar
Notícias

17 publicados hoje

MP Eleitoral: Bolsonaro “impressionou” população para atacar urnas

Política 8 meses atrás
Visitar site arrow
MP Eleitoral: Bolsonaro “impressionou” população para atacar urnas

Em parecer pela inelegibilidade de Jair Bolsonaro (PL), o MP Eleitoral afirmou que o então presidente mobilizou a população contra as urnas eletrônicas durante a reunião com embaixadores no Planalto em julho (foto), quando disseminou desinformação sobre o processo eleitoral.

“O discurso a autoridades diplomáticas estrangeiras, que pretendia também alcançar autoridades brasileiras e que se voltava a impressionar, à toda evidência, a população em geral, culmina com avisos sobre a iminência de fraude, sempre associada ao voto digital, indicando que o sistema vigente estaria disposto para forjar resultado eleitoral favorável ao candidato do partido de esquerda, que desde sempre despontava como o seu principal oponente”, diz o parecer, protocolado na quarta-feira (13), como noticiado com exclusividade pelo Antagonista.

Segundo o MP Eleitoral, Bolsonaro também usou o Estado para benefício próprio: “O discurso do investigado, aliado às advertências a um propósito da Justiça Eleitoral de favorecer o seu adversário mais notório, beneficiou a posição estratégica do investigado no contexto das eleições ali tão próximas”.

Mont Capital - Carteira Administrada

“Era esperado que o comportamento viesse a infundir desconfiança sobre o sistema de votação, apuração e totalização de votos adotado. Esse potencial se confirmou com os fatos notórios, alguns violentos, de inconformismo com os resultados das eleições presidenciais, em que se lhes atribuía a pecha de ilegítimos e fraudulentos”, acrescenta.

Mont Capital - Fale com um de nossos especialista

Relacionados