Lula se reúne com antigos aliados em Minas para discutir eleições

Lula se reúne com antigos aliados em Minas para discutir eleições
Lula se reúne com antigos aliados em Minas para discutir eleições

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reunirá nesta 4ª feira (7.fev.2024) com políticos aliados da “velha guarda” mineira em sua visita a Belo Horizonte. O chefe do Executivo quer avaliar o cenário local para as eleições municipais de 2024 e presidenciais de 2026, além de mapear possíveis ações do governo federal em Minas Gerais.

O Estado é governado por Romeu Zema (Novo), um dos nomes cotados para disputar a Presidência contra Lula em uma possível tentativa de reeleição em 2026. Por isso, o petista pretende ampliar sua influência na região.

Esta é a 1ª vez que o presidente vai a Minas depois de ter assumido o 3º mandato como chefe do Executivo federal. Sua ausência em 2023 foi criticada por aliados, que esperavam uma visita ao Estado que foi essencial para a vitória do petista em 2022.

O empresário Walfrido dos Mares Guia, ex-ministro do Turismo e da Secretaria-Geral da Presidência nos 2 primeiros governos Lula, oferecerá um jantar ao presidente nesta 4ª (7.fev em sua casa, no bairro Mangabeiras, região nobre de Belo Horizonte.

O ex-prefeito da capital mineira Alexandre Kalil (PSD) também estará presente. Kalil foi derrotado por Zema em 2022 quando tentou o governo de Minas, apoiado por Lula. Também devem participar do jantar antigos ministros do petista e deputados do Estado.

Lula chegou a Minas Gerais no início da tarde desta 4ª (7.fev) e não teve compromissos públicos na capital ao longo do dia. Ao desembarcar na capital mineira, foi recepcionado pelo prefeito Fuad Noman (PSD).

Mont Capital - Carteira Administrada

“A parceria com o governo federal é fundamental para a execução de obras e para a chegada de novos investimentos em BH. Muito feliz por receber o presidente Lula, que já demonstrou seu carinho por nossa cidade. Vem mais coisa boa por aí”, disse Noman em seu perfil no Instagram.

Copyright

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi recepcionado pelo prefeito de Belo Horizonte, Fuad Noman (PSD, ao chegar em Minas Gerais

Na 5ª feira (8.fev), o presidente concederá entrevista à rádio Itatiaia às 8h. Às 10h participará de um ato em Belo Horizonte para divulgar as ações do governo federal no Estado. Em seguida, dará outra entrevista a jornalistas locais acompanhado dos ministros Rui Costa (Casa Civil), Renan Filho (Transportes), Alexandre Silveira (Minas e Energia), Waldez Góes (Integração Regional), Paulo Pimenta (Comunicação Social).

Zema foi convidado para participar do ato, mas sua presença ainda não está confirmada.

Inicialmente, Lula visitaria também Juiz de Fora, cidade comandada por Margarida Salomão (PT), mas sua ida foi cancelada. A decisão foi interpretada como uma falta de prestígio ao PT local enquanto o presidente se reunirá com integrantes de outros partidos, especialmente do PSD.