calendar
Notícias

8 publicados hoje

  • Home
  • arrow
  • arrow
  • Lula questiona dólar um dia após primeira transação entre Brasil e China sem a moeda

Lula questiona dólar um dia após primeira transação entre Brasil e China sem a moeda

Economia 8 meses atrás
Visitar site arrow
Lula questiona dólar um dia após primeira transação entre Brasil e China sem a moeda

Em viagem à China, Lula criticou nesta quinta-feira (13) o uso do dólar, um dia após a primeira transação entre os dois países sem a moeda.

Em discurso na cerimônia de posse de Dilma Rousseff no banco dos Brics, o presidente defendeu o uso de uma moeda única entre os países do bloco — Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.

“Por que não podemos fazer o nosso comércio lastreado na nossa moeda?”, questionou Lula.

“Nós precisamos ter uma moeda que transforme os países numa situação um pouco mais tranquila. Porque hoje um país precisa correr atrás de dólar para poder exportar, quando ele poderia exportar em sua própria moeda, e os bancos centrais certamente poderiam cuidar disso”, acrescentou.

Mont Capital - Carteira Administrada

O ICBC, Banco Industrial e Comercial da China, na sigla em inglês, afirmou na quarta-feira (12) ter concluído com sucesso a primeira transação internacional em renminbi, RMB, a moeda chinesa.

Segundo o China Daily, o ICBC Brasil, banco de compensação da moeda no país, apoiou ambas as partes na liquidação direta do RMB, demonstrando “vantagens significativas em termos de eficiência de compensação, custos de taxa de câmbio e segurança dos fluxos de fundos e informações.”

“A implementação bem-sucedida desta transação de liquidação internacional em RMB indica que as empresas chinesas e brasileiras agora têm mais opções de moeda para o comércio”, acrescentou a instituição.

Mont Capital - Fale com um de nossos especialista

Relacionados