calendar
Notícias

89 publicados hoje

Lavoro prevê dobrar Ebitda ajustado do ano fiscal de 2023

Mercado Financeiro 8 meses atrás
Visitar site arrow
Lavoro prevê dobrar Ebitda ajustado do ano fiscal de 2023
Fertilizantes
(Imagem: Pixabay/WFranz)

A Lavoro, maior distribuidora de insumos do Brasil, espera que a geração de caixa operacional medida pelo Ebitda ajustado, em base pró-forma, dobre no ano fiscal de 2023, que se encerra em junho, e alcance 210 milhões de dólares, informou a companhia nesta quarta-feira em nota.

No ano fiscal de 2022, o Ebitda ajustado pró-forma da Lavoro atingiu 106,2 milhões de dólares.

Além disso, a empresa projetou a receita pró-forma em 2,74 bilhões de dólares para o período, enquanto avança em sua estratégia de crescimento orgânico e via aquisições. No ano anterior, este número ficou em 1,56 bilhão de dólares.

“Lavoro é a maior varejista de insumos agrícolas no Brasil, mas acreditamos que temos apenas aproximadamente 10% de participação no mercado brasileiro, o que representa uma tremenda oportunidade de longo prazo que pretendemos capitalizar”, acrescentou em nota o CEO, Ruy Cunha.

No primeiro semestre fiscal de 2023, a companhia registrou lucro líquido de 50 milhões de dólares, avanço de 67,8% comparado ao mesmo intervalo do ano anterior, apesar do patamar elevado das taxas de juros no Brasil, que impactaram os resultados, de acordo com balanço financeiro.

“O resultado foi parcialmente impactado pelo aumento das despesas financeiras no período, impulsionado principalmente pelo aumento dos juros sobre empréstimos, devido principalmente ao aumento dos níveis de empréstimos e direitos creditórios, bem como pelo aumento das taxas básicas de juros no Brasil”, afirmou a empresa no relatório.

Mont Capital - Carteira Administrada

O lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda, na sigla em inglês) ajustado cresceu 88% no primeiro semestre fiscal, encerrado em 31 de dezembro de 2022, para 118,5 milhões de dólares.

A margem Ebitda ajustada aumentou 2,6 pontos percentuais no período, para 11,4%, conforme os dados, “impulsionada por uma combinação de crescimento orgânico das operações de distribuição (clusters Brasil e Latam), maior contribuição de Crop Care nos resultados combinados e a adição de quatro empresas adquiridas”.

A Lavoro ressaltou que as quatro aquisições fechadas durante o primeiro semestre do ano fiscal de 2023 fazem parte da continuidade de uma estratégia focada em fusões e aquisições de varejistas de insumos agrícolas.

A receita líquida da Lavoro, por sua vez, teve um incremento de 44,7% no semestre, para 1,04 bilhão de dólares.

“O crescimento foi impulsionado principalmente pelo aumento das vendas agrícolas no varejo, refletindo a expansão orgânica e inorgânica da Lavoro, e pelo aumento das vendas de produtos de marca própria da companhia”, comentou.

Mont Capital - Fale com um de nossos especialista

Relacionados