calendar
Notícias

90 publicados hoje

  • Home
  • arrow
  • arrow
  • Ibovespa: Inflação dos EUA aumenta otimismo nesta quarta; índice abre em alta

Ibovespa: Inflação dos EUA aumenta otimismo nesta quarta; índice abre em alta

Mercado Financeiro 8 meses atrás
Visitar site arrow
Ibovespa: Inflação dos EUA aumenta otimismo nesta quarta; índice abre em alta
BB Seguridade, BBSE3, Ibovespa-Ações-Mercados-B3
Ibovespa (IBOV) opera em alta nesta quarta (12), reagindo aos dados da inflação nos EUA (Imagem: Patricia Monteiro/Bloomberg)

O Ibovespa (IBOV) avança nesta quarta-feira (12), após o índice disparar na véspera e fechar em alta de 4,29% no último pregão.

Por volta das 10h05, o índice à vista tinha alta de 0,26%, aos 106.491 pontos. No mesmo horário os índices acionários futuros em Nova York operavam em alta.

Depois de reagir à inflação brasileira, com a divulgação do IPCA de março na véspera, os investidores digerem os dados de preços ao consumidor (CPI) nos Estados Unidos, que registrou alta acumulada de 5% nos últimos 12 meses, em linha com o consenso de 5,2%.

    • Entre para o Telegram do Market Insider News! Acompanhe as notícias sobre mercado financeiro, investimentos e finanças pessoais. Notícias de hoje sobre assuntos que mexem com o seu bolso. Clique aqui e acompanhe em tempo real!

Os dados do CPI anual indicaram uma forte queda frente os 6% registrados no mês anterior, confirmando a maior desaceleração da inflação nos EUA desde agosto de 2021

Para Dan H. Kawa, CIO TAG Investimentos, o número em linha com o esperado reforça a visão de que o pior da inflação ficou para trás, que “o Fed possa ter encerrado o seu ciclo de alta de juros” e dar um suporte adicional aos ativos de risco ao redor do mundo.

Mont Capital - Carteira Administrada

Logo após os resultados, o Ibovespa futuro acelerou a alta para 2,38%, aos 109.298 pontos, enquanto o dólar afundou 0,99% e perdeu os R$ 5, a R$ 4,9560.

Apesar disso, o núcleo do CPI, que exclui itens voláteis como alimentos e energia, teve alta anual de 5,6%, ante um consenso de 5,5%. O resultado acima do índice cheio não acontece desde janeiro de 2021.

Com isso, o mercado aposta em um aperto monetário mais agressivo do Federal Reserve na taxa de juros. As chances de uma alta de 0,25 pp na taxa de juros pelo Fed em maio caiu a 66,1%, de 72,9% ontem.

*Com Juliana Américo e Olívia Bulla

Mont Capital - Fale com um de nossos especialista

Relacionados