calendar
Notícias

240 publicados hoje

  • Home
  • arrow
  • arrow
  • Ibovespa (IBOV): Fraqueza nesta sexta não abala ganhos na semana; veja a performance do índice

Ibovespa (IBOV): Fraqueza nesta sexta não abala ganhos na semana; veja a performance do índice

Mercado Financeiro 11 meses atrás
Visitar site arrow
Ibovespa (IBOV): Fraqueza nesta sexta não abala ganhos na semana; veja a performance do índice
Ibovespa
Ibovespa sobe na semana, impulsionado por dados de inflação no Brasil e nos EUA (Imagem: Patricia Monteiro/Bloomberg)

O Ibovespa (IBOV) encerrou esta sexta-feira (14) em queda de 0,17%, a 106.279,37 pontos. Apesar disso, o índice, que é referência na Bolsa brasileira, encerrou a semana com ganhos acumulados de 5,4% após receber suporte de dados de inflação positivos tanto no Brasil quanto nos Estados Unidos.

Os últimos dados do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, mostram alta de 0,71% em março, representando uma desaceleração em relação ao avanço de 0,84% em fevereiro.

A alta acumulada em 12 meses atingiu 4,65%, também abaixo da mediana projetada pelo mercado, de 4,71%. Com esse resultado, a inflação ficou abaixo do teto da meta do Banco Central para 2023, de 4,75%.

Os últimos dados de inflação abrem espaço para uma expectativa de queda para a Selic, taxa básica de juros do Brasil.

Nos Estados Unidos, os dados de inflação vieram melhores que o esperado. Dados do Departamento do Trabalho dos EUA mostraram que o índice geral e o núcleo dos preços ao consumidor subiram 0,1% e 0,4% em março, respectivamente, na comparação mensal. A expectativa dos economistas era de altas de 0,2% e 0,4%, respectivamente.

Sobre a baixa desta sexta, Apolo Duarte, CFP®️, sócio e head da mesa de renda variável da AVG Capital, explica que o movimento é normal, dada toda a alta do mercado durante a semana.

“Na semana que vem, temos a volta do presidente Lula para o Brasil da viagem para a China. Então, sempre há a sensação de que se pode ter alguma fala, alguma coisa ali que gere um certo peso para a bolsa”, complementa o especialista, que também cita o início da tramitação do arcabouço fiscal.

Mont Capital - Carteira Administrada

“É totalmente justificada essa realização de lucros hoje”, reforça.

Nos mercados norte-americanos, os resultados do setor bancário (JPMorgan, Citi e Wells Fargo) vieram melhores que o esperado, o que acabou puxando as ações dos bancos brasileiros. Apesar disso, os principais índices acionários de Wall Street fecharam no negativo.

Vale (VALE3) e outras ações do setor de mineração e siderurgia pesaram sobre o Ibovespa. O destaque negativo ficou para a CSN (CSNA3), que desabou 7,35% após o Goldman Sachs cortar a recomendação para “venda”.

Na ponta positiva, Cielo (CIEL3) subiu 2,83%. A Braskem (BRKM5) chegou a disparar, mas encerrou o dia com avanço de 2,16% após o UBS BB elevar a recomendação para “compra”.

Petrobras (PETR4) teve alta de 1,04%, puxado pelos preços de petróleo.

Mont Capital - Fale com um de nossos especialista

Relacionados