calendar
Notícias

602 publicados hoje

Haddad diz não contar com saída antecipada de Campos Neto do BC

Economia 11 meses atrás
Visitar site arrow
Haddad diz não contar com saída antecipada de Campos Neto do BC

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT, foto), disse não contar com a possibilidade de saída antecipada de Roberto Campos Neto da presidência do Banco Central. O mandato dele à frente da autarquia termina em dezembro de 2024. Questionado pela imprensa sobre o hipótese, o petista, que está na China, respondeu:

Não, eu conto com a baixa dos juros. Agora, quero crer, o Banco Central tem uma janela de oportunidade, que eu espero que seja aproveitada, para que o Brasil possa pensar em crescimento econômico sustentável”, afirmou Haddad.

Atualmente, a Selic, definida pelo Copom, está em 13,75% ao ano. Nos últimos meses, o governo vem criticando publicamente o Banco Central e Campos Neto por causa do patamar da taxa básica de juros. Já o presidente da autarquia tem argumentado que as decisões do BC são técnicas e baseadas nas expectativas de inflação futura.

Mont Capital - Carteira Administrada

Haddad também disse entender que “tudo está convergindo para harmonizar o fiscal e o monetário” e já há “sinais evidentes” de que chegou o momento para mudança na trajetória de juros, citando a queda na inflação, valorização do real, estabilização de variáveis e queda na curva de juros futuros.

Já Campos Neto afirmou, em evento nos EUA, ter visto com bons olhos o IPCA abaixo do esperado em março, mas disse que o Banco Central quer ver uma tendência de queda antes de mudar a política monetária —ou seja, antes de baixar os juros.

Mont Capital - Fale com um de nossos especialista

Relacionados