calendar
Notícias

247 publicados hoje

  • Home
  • arrow
  • arrow
  • Governo vai proibir envolvidos no 8 de janeiro de participar de licitações

Governo vai proibir envolvidos no 8 de janeiro de participar de licitações

Política 11 meses atrás
Visitar site arrow
Governo vai proibir envolvidos no 8 de janeiro de participar de licitações

A Advocacia-Geral da União (AGU) determinou que pessoas e empresas envolvidas na invasão às sedes da República em 8 de janeiro sejam proibidas de participar de licitações e contratos com a administração pública. Um parecer de juristas do governo federal sobre a questão foi publicado nesta quarta-feira (12) no Diário Oficial da União, e deve ser seguido por todos os entes federativos, na administração direta ou indireta.

A AGU justifica que a contratação dessas pessoas físicas e jurídicas deve ser interpretada como incompatível com os princípios da moralidade, do interesse público e da segurança jurídica previstos na Constituição.

O texto reserva ao poder público federal — responsável pelas ações de reparação ao patrimônio público — o prazo de cinco anos para instaurar processo administrativo sobre o caso. O prazo de impedimento de participar de licitações varia de três e seis anos.

Mont Capital - Carteira Administrada

A “declaração de inidoneidade” feita pela AGU não causará a rescisão do contrato em aberto. Sua prorrogação, no entanto, será vetada pela atual Lei de Licitações de 2021.

Mont Capital - Fale com um de nossos especialista

Relacionados