calendar
Notícias

117 publicados hoje

  • Home
  • arrow
  • arrow
  • Fifa diz que “extrema-direita” se apropriou de camisa do Brasil

Fifa diz que “extrema-direita” se apropriou de camisa do Brasil

Política 45 segundos atrás
Visitar site arrow
Fifa diz que “extrema-direita” se apropriou de camisa do Brasil

Uma mostra do Museu da Fifa (Federação Internacional de Futebol), em Zurique (Suíça), apresenta duas camisas da seleção brasileira e diz que as peças passaram a ser confundidas como itens políticos pela “extrema-direita” e por “apoiadores” de Jair Bolsonaro (PL). A exposição é temporária e foi aprovada pela Fifa. A descrição foi escrita pela própria entidade.

A exposição mostra duas camisetas usadas como uniforme da seleção: uma branca com detalhes em azul lançada em 2019 e a outra verde e amarela dos anos 1950.

Na descrição das peças, o Museu diz que as “distintivas” cores verde e amarela da camisa passaram a “se confundir” com a política e a camiseta foi “apropriada por apoiadores do ex-presidente de extrema-direita Jair Bolsonaro”.

Copyright

Descrição exposta ao lado da camisetas da seleção brasileira no Museu da Fifa (leia a tradução abaixo)

Eis a tradução da descrição:

Novas gerações e contextos trazem novos significados a cores. Na Copa América de 2019, a icônica camiseta amarelo canarinho do Brasil foi substituída pela edição comemorativa do histórico conjunto branco e azul, enquanto levavam o título para casa. Em anos recentes, o distintivo conjunto brasileiro amarelo e verde se confundiu com a política ao passo que a camisa foi apropriada por apoiadores do ex-presidente de extrema-direita Jair Bolsonaro. 

Mont Capital - Carteira Administrada

Segundo o Museu da Fifa, as peças não fazem parte da exposição permanente da instituição sobre a história e cultura do futebol internacional e dos torneios da federação.

Elas estão inseridas em uma exposição especial, que estará em exibição até 25 de fevereiro, intitulada “Designing the Beautiful Game” (“Projetando o Belo Jogo”, na tradução livre). Ela foi desenvolvida em colaboração com o Design Museum de Londres, mas passou pela curadoria do Museu da Fifa.

Apesar de a exposição ser uma colaboração, o Museu da Fifa foi o autor da descrição das camisetas (na imagem acima).

“Esta exposição especial explora a história de como o design tem sido utilizado para desenvolver o futebol e explora momentos decisivos da história do futebol através de 3 seções principais: desempenho, identidade e multidões”, afirmou o Museu da Fifa ao Poder360.

[As camisetas] foram selecionadas e exibidas para mostrar como as camisas e suas cores e significados no futebol podem criar identidades entre os torcedores de futebol, mas às vezes também podem ser usadas como parte de outras iniciativas dentro de uma sociedade mais ampla, devido ao forte sentimento de pertencimento que criam”, declarou a instituição.

Mont Capital - Fale com um de nossos especialista

Relacionados