Ex-presidente do Chile, Piñera morre em acidente de helicóptero

Ex-presidente do Chile, Piñera morre em acidente de helicóptero
Ex-presidente do Chile, Piñera morre em acidente de helicóptero

O ex-presidente do Chile Sebastián Piñera, de 74 anos, morreu nesta 3ª feira (6.fev.2024) em um acidente de helicóptero, de acordo com relatos publicados pelos jornais La Tercera (Chile), Clarín (Argentina), e ABC (Espanha).

Segundo o jornal chilenoo helicóptero caiu por volta das 15h (horário de Brasília) em Lago Branco, na região de Los Rios, parte central do país. O local fica a cerca de 900 km da capital Santiago.

Fontes governamentais disseram ao jornal que 4 pessoas viajavam na aeronave e 3 delas foram resgatadas com vida pelas equipes de emergência. A Marinha chegou ao local onde caiu o helicóptero, que teria afundado cerca de 40 metros.

De acordo com informações preliminares, o ex-presidente, que pilotava o helicóptero, não conseguiu soltar o cinto de segurança depois da queda e se afogou. Segundo o jornal argentino La Nacion, o atual presidente chileno Gabriel Boric se dirigiu ao Palácio La Moneda, sede do Executivo do país, depois de receber a notícia. A Procuradoria Regional de Los Ríos confirmou a abertura de uma investigação.

A ministra do Interior, Carolina Tohá informou que o ex-mandatário terá “todas as honras e reconhecimentos republicanos que merece”. Segundo o La tercera, Boric ordenou que seja feito um funeral de Estado para Piñera.

Sebástian Piñera foi presidente do Chile por 2 mandatos: de 2010 a 2014 e de 2018 a 2022. Em 2021, ele foi alvo de um processo de impeachment por suspeitas de corrupção em possíveis irregularidades na venda de uma mineradora em paraíso fiscal. O caso foi revelado pela série Pandora Papers.  No entanto, o Senado chileno rejeitou o impedimento. O ex-presidente tinha 4 filhos, Magdalena, Cecilia, Juan Sebastián e Cristóbal.

Mont Capital - Carteira Administrada

AUTORIDADES LAMENTAM

O gabinete do presidente da Argentina, Javier Milei, lamentou o acidente. “Em nome do Estado argentino, enviamos nossas condolências a seus familiares, amigos e a toda a população chilena”, escreveu em comunicado.

Mauricio Macri, ex-presidente argentino, também se pronunciou sobre o acidente. “Imensa tristeza pela morte do meu querido amigo Sebastián Piñera. […] Hoje me despeço de um amigo e de um líder notável. Todo meu amor por sua família”, escreveu em seu perfil no X.

O ex-governador de São Paulo João Doria disse que a morte de Piñera foi “uma perda inestimável”. Os 2 se encontraram na semana passada na capital paulista.


Este post receberá atualizações.