Egito alerta que ofensiva de Israel em Rafah pode romper acordo

Egito alerta que ofensiva de Israel em Rafah pode romper acordo
Egito alerta que ofensiva de Israel em Rafah pode romper acordo

O Egito alertou aliados ocidentais de Israel que a ofensiva em Gaza pode causar o rompimento do tratado de paz israelo-egípcio, firmado em 1979. O gabinete do premiê israelense, Benjamin Netanyahu, anunciou na 6ª feira (9.fev) que planeja ataque contra o Hamas em Rafah, último refúgio de Gaza e cidade de fronteira com Egito.

Segundo diplomatas, as ações israelenses podem forçar os palestinos entrarem em território egípcio. Para o governo do país, a entrada de refugiados aumentaria a influência de grupos extremistas no território. As informações são do jornal New York Times.

O alerta do Egito teria sido comunicado ao secretário de Estados dos EUA, Anthony Blinken, durante uma visita do norte-americano ao Cairo em 7 de fevereiro. Segundo ele, o governo egípcio estaria preparado para militarizar à fronteira com Gaza.

Mont Capital - Carteira Administrada

O chefe humanitário da ONU (Organização das Nações Unidas), Martin Griffiths, expressou preocupação sobre os ataques na região–que já sofreu bombardeios mortais na 5ª feira, quando 14 pessoas morreram, incluindo 5 crianças.