Comunidade da UnB se mobiliza para recuperar prejuízos do alagamento

Comunidade da UnB se mobiliza para recuperar prejuízos do alagamento
Comunidade da UnB se mobiliza para recuperar prejuízos do alagamento

A reitoria da UnB (Universidade de Brasília) informou no sábado (10.fev.2024) que a comunidade acadêmica se mobilizou para recuperar materiais e equipamentos atingidos pelo alagamento que atingiu o campus na noite de 6ª feira (9.fev.2024). O IF (Instituto de Física) foi a unidade mais prejudicada, com danos significativos em equipamentos, documentos, livros e mobiliário.

“O diretor do IF, Olavo Filho, juntamente com a comunidade de docentes, técnicas, técnicos e estudantes, se mobilizaram prontamente para tentar recuperar o máximo possível”, comunicou a UnB. A reitora Márcia Abrahão e o vice-reitor, Enrique Huelva, estiveram no campus Darcy Ribeiro para avaliar os impactos.

Uma forte chuva caiu no Distrito Federal na noite de 6ª feira (9.fev) e causou grandes alagamentos em diversos pontos. Na Asa Norte, bairro onde fica a UnB, pistas ficaram totalmente submersas.

“As já conhecidas deficiências no sistema de drenagem de águas da Asa Norte, somadas à topografia da região, propiciaram o alagamento de parte do subsolo da parte central do Instituto de Ciências Central [ICC Centro] e do auditório do departamento de Engenharia Florestal”, diz a nota da reitoria da UnB.

De acordo com o órgão, em resposta a evento similar ocorrido em 2019, a universidade executou obras de contenção abrangendo todas as unidades situadas no subsolo do ICC –prédio com mais de 50 anos.

Assista a vídeos compartilhados nas redes sociais (2min48s):

Na Asa Norte, região central de Brasília, vias como a W2 e a W3 e viadutos de acesso às quadras 209/210 e 109/110 ficaram alagadas, e o trânsito foi desviado. Moradores também relataram falta de energia nos bairros.

Mont Capital - Carteira Administrada

Assista a vídeos dos alagamentos (2min24s):

LOCALIZAÇÃO DA UNB FAVORECE ALAGAMENTOS

Inaugurada apenas 2 anos depois de Brasília, em 21 de abril de 1962, o campus Darcy Ribeiro da UnB ocupa uma área de cerca de 4 km² na Asa Norte, bairro central da capital.

A região, porém, está em uma zona de declive e é mais atingida pelas fortes chuvas, que descem em enxurrada pelo bairro até a universidade. Outros episódios de alagamento similares também foram registrados em 2011 e 2019.

Copyright Divulgação/UnB

No centro da imagem, o “minhocão” da UnB


Com informações da Agência Brasil.