“Em agosto do ano passado, recebemos uma ligação da NFL. Eles disseram que o jogo que normalmente ocorre no México não iria acontecer em 2024 e que estavam considerando São Paulo, Rio de Janeiro, Madrid e Barcelona para receber essa partida”. É dessa forma que Pedro Rego Monteiro, CEO da Effect Sport, agência da NFL do Brasil, conta como começou o sonho de o país receber o tão sonhado primeiro jogo da liga de futebol americano no país. Assista toda a conversa com Pedro Rego Monteiro neste link.
A ferramenta que te ajuda a fugir dos investimentos que rendem menos; baixe a sua
A partir daí, se inicia uma série de visitas, viagens e conversas para a definição de qual seria a cidade a sediar a partida. Em dezembro de 2023, foi anunciado que a capital paulista venceu a disputa para receber o jogo em setembro de 2024. “O Rio se interessou, mas São Paulo fez uma proposta que passou muita confiança para a NFL de que a liga estaria bem abraçada aqui no Brasil”, afirmou Monteiro na estreia do “Negócios do Esporte”, novo programa do InfoMoney sobre a influência do setor nos negócios e nos mercados. Assista a esse e outros trechos da conversa com Pedro Rego Monteiro neste link.
Continua depois da publicidade
Segundo o CEO da Effect Sport, a Prefeitura de São Paulo está colocando US$ 5 milhões de investimento direto no jogo no estádio do Corinthians, além de investimentos indiretos, como uma fan fest, e outros intangíveis, como o estímulo da prática do flag football, uma versão com menos contato físico do futebol americano, em escolas municipais. Segundo Monteiro, a prefeitura espera que o jogo deixe US$ 60 milhões na economia paulistana.
Por que o Brasil?
Além da proposta de São Paulo, outro grande fator para a liga de futebol americano escolher o Brasil foi a paixão do torcedor brasileiro pelo esporte. “A NFL está interessada em se conectar com essa vibração. É um showcase de São Paulo e do Brasil. É uma vitrine bacana para nós”, diz Monteiro.
Para o CEO da Effect, a partida entre Green Bay Packers e Philadelphia Eagles deve ser marcante para fãs da liga no mundo todo – e especialmente para os brasileiros: “É o primeiro jogo de sexta à noite da NFL em mais de 50 anos. É um jogo único, no segundo dia de temporada, em horário nobre, a audiência nos EUA deve ser enorme. Os estão entre os times mais populares do Brasil. O Packers é o mais popular, e o Eagles está entre os seis mais populares. É o cenário perfeito”.
Continua depois da publicidade
Para assistir a esses e outros trechos da conversa com Pedro Rego Monteiro, assista à entrevista completa no player acima.