calendar
Notícias

214 publicados hoje

  • Home
  • arrow
  • arrow
  • Como ganhar IPCA + 8% ao ano na renda fixa e sem pagar imposto de renda

Como ganhar IPCA + 8% ao ano na renda fixa e sem pagar imposto de renda

Mercado Financeiro 11 meses atrás
Visitar site arrow
Como ganhar IPCA + 8% ao ano na renda fixa e sem pagar imposto de renda
Renda fixa
Renda Fixa: Santander recomenda carteira composta por seis títulos de crédito privado que oferecem taxas de até IPCA + 8% ao ano. (Imagem: Agência Brasil/ Marcello Casal Jr.)

Já faz um tempo que analistas de renda fixa levantam a bola para os títulos indexados à inflação (IPCA+). Tratam-se de investimentos que pagam a variação da inflação mais uma taxa prefixada.

O movimento de queda dos juros futuros provoca forte valorização desses títulos na marcação a mercado. E quem busca travar boas taxas para o longo prazo pode não encontrar mais uma janela tão oportuna nos próximos meses.

    • Entre para o Telegram do Market Insider News! Acompanhe as notícias sobre mercado financeiro, investimentos e finanças pessoais. Notícias de hoje sobre assuntos que mexem com o seu bolso. Clique aqui e acompanhe em tempo real!

Fora do Tesouro Direto, o investidor consegue emprestar o seu dinheiro para empresas e recebê-lo de volta com mais juros, devido ao risco de crédito maior envolvido. A vantagem de investimentos como CRAs, CRIs e debêntures incentivadas é não haver a cobrança imposto de renda sobre os lucros.

  • EXCLUSIVO: O Money Times preparou +20 conteúdos especiais sobre o caso Americanas e está disponibilizando gratuitamente um e-book para você entender de uma vez por todas o que rolou com AMER3. Clique aqui para baixar.

Depois do escândalo da Americanas (AMER3) no início do ano, muitas empresas que emitiram títulos de crédito privado demonstraram dificuldades para pagar os investidores, o que aumentou o spread (juros pagos acima dos títulos públicos no Tesouro Direto).

Mont Capital - Carteira Administrada

Renda fixa que paga IPCA + 8%

Na prática, isso quer dizer que tanto empresas boas pagadoras quanto companhias em dificuldades estão oferecendo taxas de rentabilidades maiores na renda fixa pelo dinheiro a ser emprestado pelos investidores.

O Santander enxerga boas oportunidades no mercado de crédito privado em 2023, selecionado seis títulos de empresas com boa reputação na praça que oferecem rentabilidade de até IPCA + 8% ao ano sem a incidência de imposto de renda.

Todos os títulos de crédito privado recomendados pelo Santander oferecem pagamento de cupom semestral (renda passiva a cada seis meses), com prazos de vencimentos variando entre 2026 e 2037.

Investimento Código Emissor Taxa indicativa* Renda passiva Vencimento
Debênture ENEV28 Eneva IPCA + 7,09% Janeiro e Julho Julho de 2037
Debênture PEJA11 Prio IPCA +7,94% Fevereiro e Agosto Agosto de 2032
Debênture JALL13 Jalles Machado IPCA + 7,26% Março e Setembro Setembro de 2032
CRA CRA021000GT JBS IPCA + 6,88% Abril e Outubro Abril de 2028
Debênture ELPLB4 Enel São Paulo IPCA + 6,22% Maio e Novembro Maio de 2026
Debênture RUMOB5 Rumo Logística IPCA + 6,89% Junho e Dezembro Dezembro de 2035

*Taxa indicativa considera juros e atualização monetária (não é garantia de aquisição nessas condições). Os pagamentos de juros serão efetuados sobre a taxa de emissão e não a taxa de mercado.

Calendário de amortização e rating

Investimento Código Emissor Devolução do dinheiro aplicado Rating (S&P)
Debênture ENEV28 Eneva Julho de 2035, Julho de 2036 e Julho de 2037 brAAA
Debênture PEJA11 Prio Agosto de 2027, Agosto de 2028, Agosto de 2029, Agosto de 2030, Agosto de 2031 e Agosto 2032 brAAA
Debênture JALL13 Jalles Machado Setembro de 2029, Setembro de 2030, Setembro de 2031 e Setembro de 2032 brAAA
Investimento Código Emissor Amortização Rating (Fitch)
CRA CRA021000GT JBS No vencimento AAAsf(bra)
Debênture ELPLB4 Enel São Paulo No vencimento AAA(bra)
Debênture RUMOB5 Rumo Logística Dezembro de 2033, Dezembro de 2034 e Dezembro de 2035 AAA(bra)

Mont Capital - Fale com um de nossos especialista

Relacionados