calendar
Notícias

523 publicados hoje

  • Home
  • arrow
  • arrow
  • Começa a pressão para queda da Selic após inflação dentro da meta: Veja o que movimenta a quarta-feira (12)

Começa a pressão para queda da Selic após inflação dentro da meta: Veja o que movimenta a quarta-feira (12)

Economia 11 meses atrás
Visitar site arrow
Começa a pressão para queda da Selic após inflação dentro da meta: Veja o que movimenta a quarta-feira (12)
Selic, inflação
Inflação dentro da meta abriu espaço para que o Banco Central possa considerar cortes na taxa Selic. (Imagem: Agência Brasil)

Ontem, o mercado foi pego de surpresa com a inflação acumulada de 12 meses dentro da meta perseguida pelo Banco Central. Isso abriu espaço para que a autoridade monetária possa considerar cortes na taxa Selic, que estão em 13,75% ao ano desde agosto do ano passado.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, ainda não se pronunciaram sobre o resultado do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) porque está viajando para a China, mas isso não significa que as pressões pela queda da taxa de juros não começaram.

Em entrevista à CNN, o ministro da Casa Civil, Rui Costa, falou que o governo está racionalizando os gastos e a Fazenda está fazendo o dever de casa com o arcabouço e a reforma tributária. “Essas iniciativas e mais o cenário mundial vão convencer o Banco Central a reduzir a taxa de juro já no próximo Copom”.

Já presidente do PT, Gleisi Hoffmann, questionou em seu Twitter “qual vai ser a desculpa” para o Banco Central não baixar os juros.

Mont Capital - Carteira Administrada

Com inflação em desaceleração, valorização do Real e a economia patinando pela falta de crédito e investimentos qual vai ser a desculpa agora do Banco Central pra não baixar os juros? Não tem mais como sustentar, Campos Neto.

— Gleisi Hoffmann (@gleisi) April 11, 2023

  • Entre para o Telegram do Market Insider News! Acompanhe as notícias sobre mercado financeiro, investimentos e finanças pessoais. Notícias de hoje sobre assuntos que mexem com o seu bolso. Clique aqui e acompanhe em tempo real!

Confira a agenda de Lula desta quarta-feira (12)

Horário Programação Local
07h40 Chegada a Abu Dhabi (horário local) Aeroporto Internacional de Abu Dhabi
9h40 Partida para Xangai Aeroporto Internacional de Abu Dhabi
21h30 Chegada a Xangai (horário local) Aeroporto Internacional de Xangai Hongqiao

Economia

O destaque dos indicadores hoje é o Índice de Preços ao Consumidor (CPI, em inglês). A projeção é que a inflação norte-americana desacelere de 0,4% em fevereiro para 0,2% em março. Com isso, ele cai de 6% para 5,2% na base anual.

Já o núcleo do CPI, que exclui itens voláteis como energia e alimentos, deve cair a 0,4%, mas subir de 5,5% para 5,6% no anualizado.

Confira a agenda econômica desta quarta-feira (12)

Horário País Indicador
08h EUA Juros de Hipotecas de 30 anos MBA
09h Brasil Vendas no varejo (janeiro)
09h30 EUA Índice de Preços ao Consumidor (março)
15h EUA Ata do Fomc

Mont Capital - Fale com um de nossos especialista

Relacionados