Colheita de soja na Argentina atinge 4,3% e a de milho alcança 12,7%

Colheita de soja na Argentina atinge 4,3% e a de milho alcança 12,7%
Colheita de soja na Argentina atinge 4,3% e a de milho alcança 12,7%
AgroGalaxy
(Imagem: REUTERS/Adriano Machado)

A colheita da safra de soja 2022/23 na Argentina alcançou 4,3% da área plantada na última semana, disse a Bolsa de Cereais de Buenos Aires, em relatório semanal. Na semana, o avanço foi de 1,5 ponto porcentual. Os rendimentos até agora estão abaixo das expectativas iniciais, disse a bolsa, acrescentando que a produtividade média nacional está em 1.440 quilos por hectare. Caso essa tendência persista, a estimativa atual de produção, de 25 milhões de toneladas, poderá ser reduzida.

Segundo a bolsa, 3% da safra de soja apresentava condição boa ou excelente na última semana, ante 4% na semana anterior. A parcela em condição normal passou de 30% para 32%, enquanto o porcentual em condição regular ou ruim diminuiu de 66% para 65%.

Quanto ao milho, produtores argentinos tinham colhido 12,7% da área apta, avanço de 2,3 pontos porcentuais na semana. Segundo a bolsa, à medida que os trabalhos progridem, os rendimentos começam a se estabilizar, embora continuem muito abaixo do potencial. A produtividade média nacional está em 3.900 quilos por hectare. A estimativa de produção foi mantida em 36 milhões de toneladas.

Mont Capital - Carteira Administrada

A parcela da safra de milho em condição boa ou excelente diminuiu de 7% para 6%. A bolsa disse que a parcela em condição normal se manteve em 41%. Já o porcentual em condição regular ou ruim passou de 52% para 53%.