calendar
Notícias

6 publicados hoje

  • Home
  • arrow
  • arrow
  • Bolsonaro participou da construção de golpe, diz Lula

Bolsonaro participou da construção de golpe, diz Lula

Política 3 semanas atrás
Visitar site arrow
Bolsonaro participou da construção de golpe, diz Lula

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse nesta 5ª feira (8.fev.2024) que é “um dado concreto” que houve tentativa de golpe na gestão de Jair Bolsonaro (PL) e que o ex-presidente teria “participado da construção” do plano.

O petista falou sobre a operação deflagrada pela PF (Polícia Federal) contra Bolsonaro e aliados por suposta tentativa de golpe de Estado e de invalidar as eleições que deram a vitória a Lula em outubro de 2022.

“O cidadão que estava no governo não estava preparado para ganhar, não estava preparado para sair, tanto que não teve nem coragem de me dar a faixa e foi embora para os EUA. Ele deve ter participado da construção desta tentativa de golpe”, disse Lula em entrevista à rádio Itatiaia.

“Obviamente que tem muita gente envolvida, muita gente que vai ser investigada, porque o dado concreto é que houve tentativa de golpe, houve uma política de desrespeito à democracia, houve uma tentativa de destruir uma coisa que nós construímos há tantos anos, que é o processo democrático”, completou Lula.

Mont Capital - Carteira Administrada

Segundo o presidente, “essa gente” precisa ser investigada.“Temos que saber quem é quem financiou, quem pagou, quem financiou aqueles acampamentos. Para que a gente nunca mais permita que aconteça o que aconteceu em 8 de janeiro”.

Apesar do comentário, Lula afirmou que não pode falar sobre operações conduzidas pela PF. Mais cedo, a corporação informou que a ação desta 5ª feira cumpre 33 mandados de busca e apreensão e 4 mandados de prisão preventiva contra bolsonaristas, além de medidas cautelares, como a proibição de contatos entre os investigados, retenção de passaportes e destituição de cargos públicos.

É muito difícil o presidente da República falar sobre uma ação que é feita depois de uma ação judicial, tudo correndo sob sigilo até determinar que se faça busca e apreensão na casa das pessoas. Espero que a PF faça a coisa do jeito mais democrático possível, que não haja nenhum abuso, que faça aquilo que a justiça determinou que faça e depois apresente para a sociedade o resultado daquilo que eles encontraram”. 

Mont Capital - Fale com um de nossos especialista

Relacionados