calendar
Notícias

90 publicados hoje

  • Home
  • arrow
  • arrow
  • B3 e S&P Dow Jones lançam dois novos índices que medem desempenho de debêntures indexadas ao IPCA

B3 e S&P Dow Jones lançam dois novos índices que medem desempenho de debêntures indexadas ao IPCA

Mercado Financeiro 8 meses atrás
Visitar site arrow
B3 e S&P Dow Jones lançam dois novos índices que medem desempenho de debêntures indexadas ao IPCA

A S&P Dow Jones e a B3 lançaram hoje dois índices para debêntures. O objetivo é acompanhar o desempenho das debêntures incentivadas, que possuem benefícios fiscais e são consideradas um segmento chave do mercado de títulos corporativos.

Na verdade, a ideia é lançar uma série de índices, entre os quais o S&P/B3 Brazil IPCA Corporate Bond Index e o S&P/B3 Brazil Liquid IPCA Corporate Bond Index, anunciados hoje. Eles estão focados em debêntures emitidas em moeda local e indexadas ao Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).

O S&P/B3 Brazil Liquid IPCA Corporate Bond Index será voltado para ativos de maior liquidez.

Na prática, os índices permitem o lançamento de novos produtos, como fundos negociados na Bolsa – os ETFs (exchange traded funds) e outros fundos baseados em índices. “Produtos como esses índices ajudam a gerar diversas exposições nas carteiras dos clientes em relação ao mercado brasileiro de renda fixa”, diz Henio Scheidt, gerente de índices da B3.

Os índices utilizam critérios de seleção baseados em regras relevantes de renda fixa para pinçar e ponderar as debêntures de que serão compostos. “Desenvolvemos estes índices de títulos para oferecer uma ampla cobertura do mercado de debêntures vinculadas ao IPCA, fornecendo aos investidores institucionais referências objetivas que podem ser usadas para medir e executar as suas visões de mercado”, afirma Frans Scheepers, diretor de produtos de renda fixa, moedas e commodities da S&P Dow Jones.

Mont Capital - Carteira Administrada

Os novos índices de títulos corporativos vão complementar a oferta de renda fixa existente no Brasil, que inclui o S&P/B3 Brazil Sovereign Inflation-Linked Bond Index e o S&P/B3 One-Day Interbank Deposit 3Y Futures Index.

A maioria dos índices de renda fixa da S&P Dow Jones realizam a ponderação de cada título de dívida a partir do seu valor de mercado. Para serem elegíveis para inclusão nos índices, os títulos devem ter um valor de mercado mínimo de R$ 100 milhões.

O S&P/B3 Brazil Liquid IPCA Corporate Bond Index utiliza os três meses anteriores para determinar as debêntures elegíveis com base no seu volume de negociação, que deve apresentar um valor médio de R$ 100 mil. É um índice ponderado por capitalização, também conhecido como índice ponderado pelo valor de mercado, que visa garantir a liquidez adequada em todos os seus componentes.

Mont Capital - Fale com um de nossos especialista

Relacionados