calendar
Notícias

483 publicados hoje

  • Home
  • arrow
  • arrow
  • Aos 100 dias de governo, 39% classificam gestão de Lula como ótima ou boa, diz Ipec

Aos 100 dias de governo, 39% classificam gestão de Lula como ótima ou boa, diz Ipec

Política 11 meses atrás
Visitar site arrow
Aos 100 dias de governo, 39% classificam gestão de Lula como ótima ou boa, diz Ipec

O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que atingiu recentemente a marca dos 100 dias de mandato, é classificado por 39% dos brasileiros como ótimo ou bom. Os números são de pesquisa do Ipec encomendada pela TV Globo.

Para 30%, a gestão presidencial tem desempenho regular até o momento, e os que avaliam como ruim ou péssimo somam 26%; 6% não sabem ou não responderam. Em comparação com a pesquisa anterior, divulgada em 19 de março, a avaliação positiva de Lula oscilou dois pontos percentuais para baixo, passando de 41% para 39%. A reprovação oscilou dois pontos para cima, escalando de 24% para 26%.

De acordo com o levantamento, Lula alcança melhor desempenho na avaliação entre católicos, moradores da região Nordeste, pessoas com renda de até um salário mínimo, e também entre os menos escolarizados. Por outro lado, o índice de popularidade da gestão do atual presidente encontra níveis mais baixos entre moradores da região Sul, pessoas que ganham acima de dois salários mínimos e também entre evangélicos.

Em falas públicas, o presidente tem chamado a atenção para a importância de haver uma comunhão de interesses, independentemente dos setores da economia ou classe social das pessoas, na tentativa de dissolver a polarização presente nos últimos anos. O cenário de divisão, no entanto, permanece semelhante ao registrado nas eleições de outubro do ano passado.

Em relação à forma do petista governar, 54% aprovam; 37% desaprovam e o índice dos que não responderam ou não sabem chega a 9%. No levantamento anterior, o presidente tinha 57% de aprovação e 35% de desaprovação.

Mont Capital - Carteira Administrada

O início do terceiro mandato de Lula, que voltou ao Palácio do Planalto após um intervalo de 12 anos, tem sido marcado pelo relançamento de programas sociais na área de habitação, como o Minha Casa,  Minha Vida, na agricultura familiar (Programa de Aquisição de Alimentos) e também o Bolsa Família, em um novo formato que garante R$ 600 por núcleo familiar e adicionais para crianças de até seis anos e também gestantes.

A pesquisa realizada pelo Ipec ouviu 2 mil eleitores em 128 municípios entre os dias 1 e 5 de abril de 2023. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos e o nível de confiança é de 95%.

Mont Capital - Fale com um de nossos especialista

Relacionados